José Mourinho foi, esta quinta-feira, apresentado oficialmente como o novo treinador do Benfica, sendo o sucessor de Bruno Lage.
A comunicação social esteve em peso nas instalações do Benfica Campus, no Seixal, e tiveram direito a expor diversas questões ao técnico luso, de 62 anos, que assinou um contrato válido com o clube da Luz até 2027.
O atual plantel encarnados foi alvo de análise, sendo que há a escassez de jogadores para os corredores ofensivos. Questionado sobre a tática a ser utilizada, José Mourinho mostrou-se pragmático, salientando que o setor defensivo não vai fugir da linha de quatro.
"No meu anterior clube [Fenerbahçe] as coisas são muito fáceis de explicar. Eu queria jogar a quatro, mas o clube contratou cinco jogadores no dia a seguir à minha saída. Enquanto estive lá, era completamente impossível jogar a quatro, porque tinha sete centrais, dois laterais e um ala. Eu adapto-me ao que existe no clube", referiu o técnico, elogiando o atual plantel à sua disposição.
"Gostei muito da ação do Benfica no mercado e gosto da equipa do Benfica."
Por fim, José Mourinho voltou a revelar cortesia com Bruno Lage, com quem mediu forças no arranque da temporada 2025/26, no playoff de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões.
Os encarnados, recorde-se, levaram a melhor sobre o Fenerbahçe no conjunto da eliminatória, com uma vitória magra (1-0) no Estádio da Luz, na segunda mão, com golo do extremo Akturkoglu, entretanto reforço do Fenerbahçe.
"Não sou o maior exemplo de fair play, mas estou melhor, quando perco, mordo os dedos... não foi com a maior facilidade que me saiu os parabéns ao Bruno, ao Benfica... Mas mereceram tudo isso. Aproveito a oportunidade de repetir o que disse ontem, é um luto que temos de fazer enquanto treinadores quando o nosso trabalho é interrompido, e certamente o Bruno está neste momento a sofrer, tal como eu sofri há um mês atrás, mas a nossa vida é assim e desejo ao Bruno as maiores felicidades."
Recorde-se que no dia seguir à sua demissão, Bruno Lage praticamente confirmou o nome do seu sucessor. "Certamente será muito mais feliz. O mais importante é que ele é um homem que conhece muito bem o Benfica, jogou três vezes contra esta equipa e conhece-a muito bem. Ele elogiou muitas vezes o plantel e dizia que eu era um homem feliz pelas opções que tinha. Certamente que será muito mais feliz, com o Sudakov e o Dodi a chegar para ajudar
Leia Também: Mourinho puxa pelos galões: "Nos últimos cinco anos joguei duas finais"
Leia Também: Rui Costa apresenta Mourinho: "Uma honra, um privilégio tê-lo no Benfica"