Alan Varela é o mais recente 'cliente' no departamento médico do FC Porto, que não tem mãos a medir, neste arranque de temporada.
O médio argentino sofreu uma contusão do gémeo direito e acabou por realizar apenas os primeiros 45 minutos no desafio frente ao Rio Ave, para a sexta jornada da I Liga.
No regresso ao trabalho, o jogador ficou a realizar tratamento e está em dúvida para a estreia dos dragões na fase de liga da Liga Europa, esta quinta-feira, no terreno do Salzburgo.
Pablo Rosario volta à sua posição natural
Contratado a pedido de Farioli, Pablo Rosario estreou-se no Clássico diante do Sporting, em Alvalade. Foi com ele já em campo, que os dragões alcançaram os golos do triunfo (2-1). Quando os leões tentaram o empate, o internacional dominicano foi um importante 'tampão' à frente da defesa.
Nos jogos seguintes, foi surpresa no lado direito defensivo, uma posição que já desempenhou com o técnico italiano, ao serviço do Nice. O camisola 13 dos dragões não deslumbra do ponto de vista técnico, mas é um jogador fiável e tem algo que agrada a Farioli: a capacidade física.
Estreou-se a marcar frente ao Rio Ave, na sequência de uma bola parada e tem agora um teste de fogo na Áustria a meio da semana. Com a lesão de Alan Varela, Pablo Rosario deverá assumir a posição de médio-defensivo no sistema 4x3x3.
Intensidade de Farioli deixa marca nos jogadores
Com a chegada de Francesco Farioli ao comando técnico, os métodos de trabalho são realmente diferentes, começando desde logo pela intensa pressão no meio-campo adversário.
De acordo com dados tornados públicos, este sábado, pelo Observatório do Futebol (CIES), a formação azul e branca é, neste momento, aquela que mais "corridas de alta intensidade" efetua por jogo, isto é, "corridas com uma média de mais de 20 km/h por mais de um segundo". Em média, os dragões efetuam 76,2 'sprints' desta natureza por jogador e por cada 90 minutos.
A época 2025/26 tem apenas mês e meio e o plantel já sofreu várias lesões, algo que poderá prejudicar o plano de jogo do italiano durante a época. Refira-se que tanto no Nice como no Ajax, as equipas perderam 'gás' na segunda metade da temporada, hipotecando os objetivos.
Francisco Moura, Martim Fernandes, Gabri Veiga, Pepê, Alberto Costa, William Gomes, Luuk de Jong, Nehuén Pérez e agora Alan Varela são alguns elementos que já desfalcaram os dragões, atuais líderes do campeonato.
O calendário vai 'apertar' e vem aí jogos decisivos para diferentes competições, com destaque para a receção ao Benfica, no dia 5 de outubro, para a oitava jornada da I Liga.
Leia Também: Gabri Veiga encontrou inspiração para brilhar (finalmente) pelo FC Porto
Leia Também: Farioli serena os ânimos no FC Porto: "Não podemos ser estúpidos"