Procurar

Rafael Leão recorda experiência no Benfica: "Carrinha não veio..."

Extremo internacional português realizou testes no clube da Luz com oito anos de idade, antes da mudança para o rival Sporting. Anos mais tarde, presidente Rui Costa terá pedido desculpa ao pai do jogador.

Rafael Leão recorda experiência no Benfica: "Carrinha não veio..."

© Getty Images

Luis Júnior
21/09/2025 23:31 ‧ há 1 dia por Luis Júnior

Desporto

Benfica

Rafael Leão recordou os tempos de captação no Benfica, antes de ir para a Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, para representar o Sporting.

 

Tudo aconteceu com apenas oito anos de idade: "Benfica queria que eu assinasse. O meu pai disse que sim, ele também é do Benfica. Assinei pelo Benfica, mas o meu pai naquela altura não tinha carro, então eu não tinha como ir para o treino. O Benfica disse 'não se preocupe, assine o contrato que nós temos uma carrinha preparada para levar o seu filho da escola ao treino'. Fiquei à espera da tal carrinha", recordou o atual jogador do AC Milan, em conversa no podcast SayLessGlobal'.

"A carrinha não veio. Segundo e terceiro dia, igual. Passou uma semana e eu comecei a chorar. Nem cheguei a fazer um treino. Foi então que decidimos assinar pelo Sporting."

Anos mais tarde, o episódio continua bem presente na família do internacional português. "Há uns meses, o meu pai esteve com o Rui Costa, que agora é presidente [do Benfica], e eles começaram a rir. 'Peço desculpa pelo que aconteceu ao seu filho, por não o termos ido buscar...'", disse o dirigente máximo das águias.

Leão saiu de forma conturbada de Alvalade

Formado no Sporting, Rafael Leão estreou-se na equipa principal do Sporting em 2017/18 pela mão de Jorge Jesus. A estreia não podia ter sido melhor, com um golo apontado no Clássico frente ao FC Porto, no Estádio do Dragão.

No verão de 2018, o jogador rescindiu contrato com o Sporting, após o ataque dos próprios adeptos à Academia. Acabou por assinar pelos franceses do Lille a custo zero.

O clube contestou a legalidade do ato e colocou uma ação contra o atleta no valor de 16,5 milhões de euros. Desde então, Rafael Leão é um mal 'amado' pelos sportinguistas, embora este já tenha revelado que nutre sentimento pelo clube que o formou para o futebol e como homem.

"É um clube que me ajudou muito e que guardo sempre no coração. Vejo sempre os jogos e estou sempre a torcer por eles", disse, em declarações à 'CazéTV' no passado dia 18 de julho de 2024.

AC Milan dá resposta sem estrela da companhia

Rafael Leão soma apenas um jogo na presente temporada, diante do Bari, para a Taça de Itália. Depois disso, o jogador, de 26 anos, contraiu uma lesão e tem sido uma baixa de peso para a formação liderada por Massimiliano Allegri.

Ainda assim, os rossoneri tem conseguido suprimir a falta do camisola 10, com Pulisic a assumir a responsabilidade de assumir a frente de ataque. O norte-americano marcou dois golos e anotou uma assistência na vitória (3-0) no terreno da Udinese, para a quarta jornada da Serie A.

O AC Milan é atual segundo classificado, com nove pontos, menos um do que a líder Juventus, de Francisco Conceição e João Mário, ambos ex-FC Porto.

Leia Também: Após marca redonda, António Silva aconselha jovens: "É muito trabalho..."

Leia Também: Mourinho como nunca o viu: "Ganhar no Benfica é lindo para c******"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si