Melanie Santos recorreu às redes sociais, esta segunda-feira, para deixar um anúncio aos portugueses e, em particular, ao Benfica, a propósito da pausa na carreira que irá enfrentar ao longo dos próximos meses, 'abrindo' o coração numa publicação algo emotiva.
O motivo prende-se a uma complexa lesão sofrida no ombro por parte da experiente triatleta portuguesa, quer em Samarkand, quer em Hamburgo, já com uma intervenção cirúrgica à vista a fazer prever o seu regresso apenas no início de 2026.
"Desde alguns anos que o meu corpo começou a sentir-se desligado, principalmente por causa de lesões que, infelizmente, fizeram parte da minha vida de atleta. Ainda assim, essa temporada começou bem cheia de esperança. É por isso que dói tanto quando dás tudo numa época e ela não te devolve quase nada", começou por explicar.
"Depois do meu acidente em Samarkand, o meu ombro nunca mais foi o mesmo... Mas eu continuei na luta. Voltei a correr porque o clube precisava de mim e eu precisava deles. Eu queria correr, porém, em Hamburgo, o meu ombro deslocou-se uma segunda vez ao sair da água. A partir daquele momento, eu sabia que não podia continuar. Voltei para casa, procurei respostas e com o apoio incrível do Benfica cheguei à decisão mais difícil mas também à mais necessária: cirurgia", desenvolveu de seguida Melanie Santos.
"A verdade é que atualmente preciso de recuperar em muitas coisas. E ter a força para escolher a recuperação é a coisa mais corajosa que posso fazer neste momento. Então, aqui está o plano: estou a dar um passo atrás. É hora de descansar, de curar, de passar por cirurgia e reabilitação, e de preparar o meu corpo para os próximos anos porque ainda não estou nem perto de terminar. Vejo-te de volta no início em 2026. Até lá, estarei aqui a explorar paixões além do desporto e a lembrar que o desempenho não é a única medida de valor. Mal posso esperar para voltar fresca e saudável", completou.
Recorde-se que a triatleta, de 30 anos, destacou-se ao serviço de Portugal nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, já depois de ter estado na prova de elite mundial de 2020, disputada em 2021 por força dos constrangimentos provocados pela pandemia da Covid-19, em Tóquio. Antes disso, Melanie Santos já havia arrecadado uma medalha de outo nos Jogos do Mediterrâneo de 2018 no sprint individual feminino, num ano em que também João Pereira se destacou nas provas individuais do lado masculino.
Leia Também: "Quando não há vitória no Benfica, tem de haver mudança. É uma missão"
Leia Também: "Rui Costa limita-se a agir em vez de planear. Se dúvidas restassem..."
Leia Também: José Mourinho com dois 'reforços' inesperados à vista no Benfica-Rio Ave