Défice das balanças corrente e de capital agrava-se para 1.311 milhões
Dados foram divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal.
© Getty Images
Economia Maio
O Banco de Portugal (BdP) anunciou, esta quarta-feira, que nos primeiros cinco meses do ano o saldo conjunto das balanças corrente e de capital fixou-se em -1.311 milhões de euros, valor que compara com -952 milhões de euros no mesmo período do ano passado.
Num comunicado, o supervisor explica que para a evolução contribuíram, sobretudo, as balanças de bens e de rendimento primário.
“Comparando com igual período de 2017, as balanças de bens e serviços tiveram evoluções distintas. Enquanto o défice da balança de bens aumentou 557 milhões de euros, o excedente da balança de serviços cresceu 645 milhões de euros, essencialmente devido à rubrica de viagens e turismo, cujo saldo passou de 3070 milhões de euros para 3621 milhões de euros”, explica.
Até maio, as exportações de bens e serviços cresceram 6,7%, tendo acelerado 6,3% nos bens e 7,7% nos serviços. Por outro lado, as importações aumentaram 6,5%, sendo que 7,3% foi nos bens e 3,1% nos serviços.
O supervisor acrescenta ainda que o défice da balança de rendimento primário aumentou 434 milhões de euros para 3.048 milhões de euros, “devido ao efeito conjunto da redução dos dividendos recebidos e do aumento dos dividendos pagos ao exterior”, justifica.
Nos primeiros cinco meses de 2018, o saldo da balança financeira registou uma redução dos ativos líquidos de Portugal face ao exterior de 756 milhões de euros.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com