Banco de Portugal alerta jovens para riscos das contas na Internet
Para evitar o roubo de informação através das contas online, o supervisor divulgou alguns conselhos.
© iStock
Economia Supervisor
Atualmente é possível fazer muitas operações bancárias através da Internet, pelo que é essencial que as pessoas estejam informadas acerca dos riscos nesta plataforma. Neste âmbito, o Banco de Portugal (BdP) alerta para os 'piratas informáticos' que podem aceder às contas pessoais e a outros dados.
"Cada vez mais ouvimos falar em hackers e piratas informáticos que acedem a dados pessoais de outras pessoas através de falhas de segurança nos computadores, telemóveis e tablets e nas contas de Internet", refere o BdP, numa nota divulgada no seu site, no âmbito da campanha '#ficaadica'.
O supervisor explica o que é o phishing, o pharming, o spyware e o sim card swap, que no fundo têm um ponto em comum: são ataques à privacidade de um utilizador da Internet.
Alem disso, o BdP dá ainda conselhos para proteger o computador e outros aparelhos eletrónicos deste tipo de ataques, bem como sobre como proteger as ligações à Internet e os dados.
Entre as formas de proteção, por exemplo, o BdP destaca a utilização de passwords fortes, para que o equipamento eletrónico não seja utilizado por mais ninguém e, ainda, que não se efetue qualquer ligação a redes wi-fi públicas ou desconhecidas.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com