"Fusões e integrações" entre bancos deverão aumentar na Europa
O governador do Banco de Portugal (BdP) avisou hoje que as fusões e integrações entre bancos de diferentes países deverão aumentar e que os bancos portugueses se devem preparar para concorrer no espaço europeu.
© Global Imagens
Economia Governador
Na conferência Banca do Futuro, organizada pelo Jornal de Negócios em Lisboa, Carlos Costa disse que a integração financeira a nível europeu é uma realidade que se vai reforçar de futuro e que isso deverá levar a movimentos de consolidação.
"Os movimentos de consolidação transfronteiriça não podem ser ignorados", afirmou o responsável máximo pelo regulador e supervisor bancário.
Para se defenderem desses movimentos, os bancos "têm de estar preparados para concorrer no espaço europeu" e isso significa terem escala e eficiência, disse Carlos Costa.
Para isso, considerou, os bancos têm de avaliar bem o investimento a fazer, isto quando o capital ainda é escasso, e onde investir, tendo em atenção os centros de decisão.
"Este processo de concentração será tanto mais rápido quanto menos preparados [os bancos] estiverem para concorrerem no espaço europeu", advertiu.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com