Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

Quarenta novos hotéis em licenciamento em Portugal continental

Quarenta projetos de novos hotéis entraram em licenciamento no primeiro semestre em 23 concelhos do continente, destacando-se o Porto com 11 projetos e Lisboa com seis, revela hoje o índice 'Pipeline Imobiliário' da Confidencial Imobiliário (Ci).

Quarenta novos hotéis em licenciamento em Portugal continental
Notícias ao Minuto

13:03 - 09/10/18 por Lusa

Economia 1.º semestre

"Com os projetos registados no primeiro semestre de 2018, a carteira de hotéis em 'pipeline' contabilizados desde 2015 eleva-se para 204 unidades", refere a consultora.

A Confidencial Imobiliário salienta que "o 'pipeline' de hotéis tem vindo a crescer a um ritmo forte nos últimos anos, com o número de projetos em carteira a subir 60% em 2017 (para 80 unidades), após o crescimento de 47% registado em 2016 (de 34 projetos em 2015 para 50 no ano seguinte)".

Segundo destaca, os projetos hoteleiros lançados este ano situam-se em 23 concelhos, "comprovando a tendência de diversificação geográfica da oferta observada nos últimos anos". Em 2015 foram 18 os municípios a acolher novos hotéis.

Os concelhos do Porto e de Lisboa mantêm-se como "os destinos de investimento mais consolidados", com o primeiro a acolher 11 dos novos hotéis que foram submetidos a licenciamento e a capital a atrair seis projetos.

Já o Algarve recebe dois projetos, em Faro e em Aljezur.

Em termos de dimensão dos novos hotéis contabilizados em 2018, Gaia recebe o projeto com a maior área (mais de 15.000 metros quadrados), com as restantes unidades contabilizadas a apresentarem todas áreas abaixo dos 10.000 metros quadrados e a maioria (mais de 52%) a ter menos de 2.000 metros quadrados.

Entre os sete projetos com área superior a 5.000 metros quadrados, o Porto é o concelho mais representado, com três hotéis.

Os dados de 'pipeline' são apurados pela Confidencial Imobiliário no âmbito da análise e tratamento dos pré-certificados energéticos emitidos pela ADENE -- Agência para a Energia, que têm obrigatoriamente de integrar os processos de licenciamento municipal de obras.

De acordo com a consultora, de fora ficaram "pequenas obras de reabilitação para as quais se dispensa a emissão de pré-certificados energéticos".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório