Bancários do Sul e do Centro elegem dirigentes para próximo quadriénio
Os sócios dos sindicatos dos Bancários do Sul e Ilhas e do Centro elegem hoje os corpos gerentes para o próximo quadriénio, sob a perspetiva da criação do sindicato nacional do setor financeiro neste período de tempo.
© iStock
Economia Hoje
Os associados do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI), que começaram a votar na quarta-feira, podem escolher entre a lista A, liderada por Rui Riso, e a B, liderada por João Pascoal.
O atual presidente do SBSI, Rui Riso, deputado pelo partido socialista, recandidata-se à liderança da direção sindical pela lista A, que mantém a coligação entre a tendência sindical socialista e a social-democrata.
Se a direção de Rui Riso for reeleita, a sua principal aposta será a concretização do sindicato nacional do setor financeiro.
Os três sindicatos de bancários e os dois dos seguros que integram a Febase (federação sindical do setor financeiro) referendaram no final de novembro a possibilidade de fusão num único sindicato nacional.
A fusão foi aprovada, exceto pelo Sindicato dos Bancários do Norte, que ficou de fora deste processo.
No seu manifesto eleitoral, os candidatos da lista A assumem-se como "uma equipa que cruza experiência com renovação" e comprometem-se a rever todas as Convenções Coletivas de Trabalho, para melhorar as carreiras e os salários dos bancários.
A lista B, liderada por João Pascoal, que pertence à Comissão de Trabalhadores do Santander Totta, assume-se como uma alternativa de mudança e critica o projeto de união dos sindicatos dos bancários.
Os candidatos desta lista pretendem renegociar as convenções coletivas de trabalho, para repor direitos e defender postos de trabalho, salvaguardar o futuro dos SAMS e melhorar os rendimentos dos reformados.
Os sócios do SBSI vão ainda eleger os delegados ao congresso, de entre os quais sairão os membros do Conselho Geral e dos secretariados das 30 Secções Sindicais de Empresa, Regionais e de Reformados.
Ao congresso, que se realizará até 31 de outubro, concorrem 50 listas, de onde serão eleitos 226 congressistas.
Às Secções Sindicais concorrem 50 listas, para 91 lugares.
O Sindicato dos Bancários do Centro também elege hoje os seus corpos gerentes para o próximo quadriénio.
Neste caso, concorre uma única lista, a A, apresentada pela tendência sindical socialista e liderada pela atual presidente Helena Carvalheiro, que promete tudo fazer para concretizar a criação do sindicato de âmbito nacional.
O Sindicato dos Bancários do Centro também elege os secretariados para as suas quatro secções regionais, todas com listas concorrentes únicas.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com