Trump pode ter um novo alvo na mira das tarifas... o vinho francês
O presidente dos EUA diz que é "injusto" que se cobre tão pouco pelo vinho francês que entra no mercado norte-americano, enquanto em França são aplicadas taxas mais elevadas.
© iStock
Economia Tarifas
O presidente dos EUA, Donald Trump, pode ter um novo produto na mira para aplicar tarifas. Falamos do vinho francês, uma vez que esta possibilidade foi admitida pelo próprio numa entrevista à CNBC. A razão? Trump considera que os EUA têm uma relação injusta com os franceses.
"Sabe, França cobra-nos muito pelo vinho. E ainda assim, cobramos muito pouco pelo vinho (norte-americano). (...) Estamos a pagar muito dinheiro para colocar o nosso produto em França", disse Trump, em entrevista à CNBC, citado pela CNN.
Convencido da relação que classifica de "injusta", Donald Trumo diz que os EUA estão preparados para agir: "E sabem que mais? Não é justo. Vamos fazer algo sobre isso", disse o presidente norte-americano.
Trump e o seu homólogo francês encontraram-se na semana passada na pequena localidade de Colleville-sur-Mer, na Normandia, onde em 6 de junho de 1944 as tropas aliadas continuaram o desembarque iniciado no dia anterior, na fase final da II Guerra Mundial.
O presidente dos EUA - que muitas vezes tem criticado o multilateralismo, preferindo as abordagens contratuais e de bilateralismo - concordou e reforçou a vantagem das alianças, dizendo que o vínculo dos EUA com os seus aliados, incluindo com França, é "inquebrável".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com