Sindicato UAW anuncia acordo preliminar com General Motors
O sindicato UAW anunciou hoje um acordo preliminar com a administração do grupo automóvel General Motors (GM) que pode levar ao fim da greve que dura há cinco semanas nos Estados Unidos.
© Reuters
Economia General Motors
O texto ainda terá de ser aprovado pelo conselho nacional do sindicato, numa votação prevista para quinta-feira, antes de ser submetido aos filiados, precisa um comunicado do UAW.
O conselho nacional do sindicato decidirá se a greve continua até à adoção final do texto ou se vai parar na quinta-feira.
Na segunda-feira, a GM e o sindicato UAW indicaram que retomaram as negociações para tentar pôr fim a uma greve que paralisa a produção do construtor automóvel nos Estados Unidos desde 16 de setembro.
As negociações entre as duas partes estavam num impasse desde a semana passada, quando o sindicato rejeitou uma proposta da empresa.
A paralisação foi convocada pelo UAW para reclamar aumentos salariais e uma melhoria da situação dos contratados, depois de o grupo ter sido resgatado da falência em 2009 pela administração Obama.
A GM produz normalmente 8.400 veículos por dia nos Estados Unidos e a interrupção da produção tem um custo diário de cerca de 100 milhões de dólares, segundo cálculos de peritos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com