Banco da Rússia cancela licença de duas entidades bancárias
O Banco Central da Rússia (BCR) anunciou hoje o cancelamento das licenças de operação de mais duas entidades bancárias, no âmbito da sua política de saneamento da banca do país.
© DR
Economia Saneamento
Os bancos afetados pela medida do BCR, que entrou em vigor hoje mesmo, são o Askold e o Rubliovski, que por volume de ativos ocupavam em setembro passado as posições 433 e 598 na lista de entidades financeiras russas elaborada pelo Centro de Análises Económicas da agência Interfax.
Segundo o comunicado do BCR, depois de cumprir os requerimentos de provisões bancárias, o Askold ficou sem capital e em meados deste mês praticamente encerrou as suas atividades.
A Agência Seguradora de Depósitos Bancários estimou em 1.500 milhões de rublos (cerca de 33 milhões de euros) o valor a pagar em conformidade com a garantia estatal, que na Rúsia cobre a 100% os depósitos até 700.000 rublos (cerca de 15.500 euros).
Quanto ao Rubliovski, o BCR indicou que a revogação da licença ocorreu devido a problemas de liquidez, à sua política de empréstimos de alto risco e participação em "operações duvidosas".
A 13 de dezembro, O BCR cancelou as licenças de três entidades bancárias que figuravam na lista dos 150 bancos russos com maior volume de ativos: Investbank, Smolenski Bank e BPF.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com