Setor automóvel. OE2021 é uma "oportunidade perdida", diz a ACP
O ACP considera que o OE2021 é uma "oportunidade perdida", numa altura em que a economia precisava de ser "fortemente estimulada".
© iStock
Economia ACP
O Automóvel Club de Portugal (ACP) considera que o Orçamento do Estado para o próximo ano é uma "oportunidade perdida", numa altura em que a economia precisava de ser "fortemente estimulada".
"Para o Automóvel Club de Portugal é mesmo uma oportunidade perdida num momento em que mais do que nunca a economia precisa de ser fortemente estimulada. Pelo contrário, assiste-se a uma estagnação e até contração que, como vem sendo prática, será paga pela maioria dos contribuintes", refere a ACP, em comunicado enviado às redações.
A associação destaca, por exemplo, que no caso do Imposto Sobre Veículos (ISV), a "carga fiscal mantém-se inalterada, não para promover a compra de automóveis novos, mas apenas pela previsão de forte quebra nas vendas. Ou seja, a carga fiscal apenas acontece devido à antevisão de quebra na receita", considera a ACP.
A ACP vê, por isso, que é necessário investir no transporte individual, para responder ao envelhecimento do parque automóvel nacional.
"Se por um lado é positivo o investimento na renovação dos transportes públicos, o mesmo deveria ser feito em relação ao transporte individual, ao nível do incentivo ao abate, já que o parque automóvel nacional é um dos mais envelhecidos e poluidores da União Europeia", pode ler-se no mesmo comunicado.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com