Deduzir 237 euros no IRS? Só se tiver três ou mais filhos
A comissão de reforma do IRS será liderada por Rui Duarte Morais e um dos objetivos será o de proteger as famílias com filhos e não baixar as taxas de desconto, como explicou a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque. Hoje, o jornal Público explica como funciona o sistema de deduções para os casais com filhos, concluindo que são precisos três ou mais dependentes para que a dedução em IRS chegue aos 237 euros.
© DR
Economia Cálculos
O grupo de trabalho que vai discutir a reforma do IRS deverá apresentar as primeiras propostas até ao final de junho, sendo que uma delas estará relacionada com as deduções feitas por contribuintes com filhos.
“Um dos elementos essenciais desta reforma será proteger as famílias com filhos”, explicou em janeiro o secretário de Estados dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio.
De acordo com o jornal Público, cada filho equivale a uma coleta de 213,75 euros, sendo que este valor só aumenta nos primeiros três anos de vida da criança.
Atualmente, um casal que tenha crianças até três anos de idade pode deduzir 427,5 euros no IRS, no entanto, a partir desta idade a dedução diminui para os 213,75 euros por cada dependente. Se a família tiver três ou mais filhos, as deduções sobem para 237,5 euros.
No que diz respeito às despesas com filhos, o casal pode abater, explica o Público, 30% do dinheiro gasto, sendo que o valor não poderá ultrapassar os 760 euros.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com