Lucros da Lenovo caem 8% para 1.403 milhões entre abril e dezembro
A empresa tecnológica chinesa Lenovo obteve lucros de 1.494 milhões de dólares (1.403 milhões de euros) nos primeiros nove meses fiscais (abril-dezembro), menos 8% que no mesmo período de 2021, foi, esta sexta-feira, anunciado.
© Shutterstock
Tech Lenovo
Num comunicado enviado à Bolsa de Hong Kong, onde está cotada, a empresa afirmou que o volume de negócios caiu para 49.312 milhões de dólares (46.323 milhões de euros) entre abril e dezembro do ano passado, menos 10% que no mesmo período de 2021.
A tendência foi particularmente negativa no terceiro trimestre fiscal (outubro-dezembro), quando as receitas caíram 24% em relação ao ano anterior e o lucro líquido reduziu em 32%.
No documento, a Lenovo atribui a situação à "fraca procura no setor PC", derivada do ambiente macroeconómico negativo persistente, incluindo taxas de juro cada vez mais elevadas", embora também sublinhe que durante o último trimestre obteve resultados excecionais noutros setores, tais como no de soluções de infraestruturas, cujas receitas aumentaram 48% em relação ao ano anterior.
O presidente executivo da empresa tecnológica, Yang Yuanqing, advertiu que o grupo terá de fazer cortes de postos de trabalho em algumas das operações, ao mesmo tempo que o reforça em segmentos de elevado potencial, tais como nas dos serviços.
Leia Também: Lucros da Navigator mais do que duplicam em 2022 para 392,5 milhões
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com