Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º

Paga renda ou tem empréstimo da casa? Eis quando serão pagos os apoios

As datas foram avançadas por Fernando Medina durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças.

Paga renda ou tem empréstimo da casa? Eis quando serão pagos os apoios
Notícias ao Minuto

12:46 - 11/04/23 por Lusa

Economia Ministro das Finanças

Os apoios às rendas vão começar a ser pagos em maio e o da bonificação dos juros em maio e junho, anunciou hoje o ministro das Finanças, Fernando Medina, no parlamento.

As datas foram avançadas pelo governante durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças (COF) no âmbito do requerimento potestativo apresentado pelo Chega sobre a medida do IVA zero do cabaz de alimentos definidos pelo Governo.

Fernando Medina indicou que o apoio às rendas "começará a ser pago no mês de maio", tendo natureza retroativa a janeiro.

Já o apoio à bonificação de juros para as famílias que em situação de maior pressão relativamente à taxa de esforço "será pago entre os meses de maio e junho", estando dependente de solicitação junto da instituição bancária.

O apoio à renda destina-se a arrendatários com taxas de esforço superiores a 35%, com rendimentos até ao limite máximo do 6.º escalão do IRS e contratos celebrados e registados junto da Autoridade Tributária até 15 de março de 2023, será pago pela Segurança Social e poderá ascender aos 200 euros mensais.

Já a bonificação de juros assume a forma de bonificação temporária de juros e destina-se aos mutuários (até ao 6.º escalão de IRS) de contratos de crédito para aquisição ou construção de habitação própria permanente, e visa dar resposta à rápida variação do indexante de referência, com incidência num dos principais encargos do orçamento familiar.

A medida prevê a bonificação em 50% a taxa de juro dos créditos à habitação até 200 mil euros, cujo aumento supere o teste de 'stress'.

[Notícia atualizada às 14h07]

Leia Também: Medina não comenta TAP. IVA zero vai "aliviar conta do supermercado"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório