Empréstimo para a casa? Taxa variável já custa mais do que a fixa
A taxa variável (4,20%) já custava mais do que a fixa (4,19%) em maio, segundo dados do Banco de Portugal.
© shutterstock
Economia Empréstimo
Se está a pensar fazer um crédito à habitação saiba que a taxa variável (4,20%) já custava mais do que a fixa (4,19%) em maio, de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), na quarta-feira.
"A taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação contratados a taxa variável foi de 4,20% em maio, praticamente igual à taxa de juro média dos novos empréstimos a taxa fixa (4,19%)", pode ler-se no comunicado do BdP.
Os mesmos dados do BdP revelam ainda que os reembolsos antecipados de crédito à habitação própria permanente voltaram a aumentar em maio, passando de 0,67% para 0,81% do stock de empréstimos.
"Esta evolução foi comum aos reembolsos antecipados totais (0,52% para 0,66% do stock) e aos reembolsos antecipados parciais (de 0,14% para 0,15% do stock), prosseguindo a tendência de aumento das amortizações antecipadas dos empréstimos, observada desde setembro de 2022", pode ler-se.
Taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação contratados a taxa variável foi de 4,20% em maio, acima da taxa de juro média dos novos empréstimos a taxa fixa 4,19%© Reprodução do site do Banco de Portugal
Leia Também: APB apoia medida que facilite acesso a crédito à habitação
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com