5G. Aumento no número de estações representa empenho, diz APRITEL
A Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas (APRITEL) defendeu hoje que o aumento do número de estações de base 5G, que abrange áreas urbanas e rurais, representa o empenho dos operadores e o investimento contínuo na sua oferta.
© Shutterstock
Tech 5G
A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) anunciou hoje que o número de estações de base 5G registou um acréscimo de 12% no segundo trimestre e que "todos os concelhos já têm estações" instaladas.
Em comunicado, o regulador referiu que "o número de estações de base 5G instaladas teve um acréscimo de 12%, correspondendo a 839 novas estações, num total de 7.831 estações", e que "todos os concelhos já têm estações de base 5G instaladas.
"Estes recentes números representam o empenho dos operadores nacionais que, cada vez mais, apostam no investimento continuo da sua oferta, garantindo que todas as regiões do país tenham acesso à tecnologia 5G [quinta geração de redes móveis]", defendeu, em comunicado, a APRITEL.
Para a associação, "é notável" que a expansão abrange tanto áreas predominantemente urbanas, quanto rurais, o que demonstra o "firme compromisso dos operadores nacionais em encurtar a distância tecnológica nas zonas mais remotas do país".
O investimento em causa permite que todos aproveitem as oportunidades do 5G, "impulsionando o desenvolvimento e melhorando a conectividade em todos os territórios de Portugal", concluiu.
A Anacom adiantou ainda que "o número de freguesias em que existem estações 5G cresceu em 7% (abrangendo 59% das freguesias), das quais freguesias de baixa densidade com estações 5G (mais 13%), correspondendo a 428 novas estações" e "freguesias nas Regiões Autónomas com estações 5G (mais 5%), com mais sete novas estações".
A NOS "mantém-se como o operador que até à presente data instalou mais estações de base, sendo seguida pela Vodafone e pela Meo".
Segundo informação reportada à Anacom, no segundo trimestre, "o número de estações de base instaladas no território nacional com tecnologia 5G ascendia a 7.831 estações, distribuídas por 308 concelhos (100% dos concelhos no país) e por 1.833 freguesias (59% das freguesias no país)".
A área total das freguesias onde "não existem estações 5G representa 33% do território nacional e, de acordo com o Censos 2021, corresponde a cerca de 10% da população nacional", segundo a Anacom.
Leia Também: Anacom: Todos os concelhos já têm estações de base 5G instaladas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com