"Estás por tua conta"? DECO lança guia do estudante universitário
Alojamento, serviços públicos essenciais e gestão finanças pessoais são alguns dos temas abordados.
© Shutterstock
Economia Universidade
"Chegaste ao Ensino Superior, estás por tua conta? Criámos um e-book para ti". Numa altura em que muitos estudantes se prepararam para ingressar na Universidade, a Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (DECO) anunciou o lançamento de um guia que pretende auxiliar os estudantes para que façam "decisões acertadas".
"Com a entrada no Ensino Superior, muitos jovens vivem uma nova etapa das suas vidas, com enormes desafios para enfrentar. Para alguns trata-se de viver noutra cidade, longe de casa e da família, para outros, mesmo sem ter de mudar de cidade, será necessário enfrentar outras responsabilidades. O Guia da DECO pode ajudar os estudantes a tomar decisões acertadas", explica a Associação, em comunicado.
O Guia do Consumidor Estudante - ao qual pode aceder aqui - é "uma ferramenta digital, orienta os estudantes recém-chegados ao ensino superior relativamente às principais áreas do consumo". São elas:
- Alojamento - "O início de um curso superior é, para muitos estudantes, o momento de deixar a casa dos pais e começar a viver sozinho. Antes de iniciar esta nova jornada, é importante que o jovem disponha de várias dicas para que esta tarefa não seja o primeiro problema desta etapa";
- Serviços públicos essenciais - "Na maioria das modalidades de alojamento para estudante, as despesas com os serviços de água, luz e gás já estão incluídas. Não obstante, o Guia da DECO alerta os jovens para o que devem ter em atenção relativamente a estes serviços";
- Gestão finanças pessoais - "É nesta fase que muitos jovens começam a gerir a sua própria vida financeira. O orçamento é uma excelente ferramenta para gestão das suas contas e para que façam as escolhas acertadas para manter o saldo positivo".
Este guia disponibiliza ainda um "canal de comunicação rápido e eficaz com a equipa de especialistas da Associação, a quem os estudantes podem recorrer em qualquer etapa do seu percurso académico", pode ler-se.
Leia Também: Recebe subsídios ou pensões? Estas são as datas de pagamento em setembro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com