"É inevitável". Empresas de café impactadas pela subida dos preços
A secretária-geral da Associação Industrial e Comercial do Café afirma à Lusa que as associadas "são diretamente impactadas" pela subida do preço e o 'broker' de café verde Luís Lorena considera que a repercussão no consumidor "é inevitável".
© Shutterstock
Economia Café
A menor produção, alterações climáticas e ataques no Mar Vermelho explicam o aumento do preço de café e "as empresas associadas da [Associação Industrial e Comercial do Café] são diretamente impactadas por esta condicionante ao nível dos seus custos", afirma a secretária-geral, Cláudia Pimental.
No entanto, "o grau de impacto variará de acordo com as políticas próprias de comercialização, não podendo a AICC fazer quais considerações sobre eventuais impactos a nível do consumidor", sublinha a responsável à Lusa.
Em termos de futuro, "há alguns países que normalmente tinham uma segunda colheita como o Uganda", em que esta última era relativamente pequena, conta.
Agora, o que "se espera é que este ano seja maior, em julho", o que "pode amenizar de alguma forma os preços no futuro, mas depende se a colheita correr bem e estamos dependentes do clima", remata a secretária-geral.
Por sua vez, Luís Lorena considera, em declarações à Lusa, que o aumento do preço do café junto dos consumidores "é inevitável".
E acrescenta: "Quer na restauração como também na alimentação".
A AICC conta entre os seus associados com empresas como Newcoffee, Nestlé Portugal e NovaDelta.
Leia Também: Menor produção, alterações climáticas e ataques no Mar Vermelho pressionam preço do café
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com