Crédito a empresas e consumo ficou ligeiramente mais restritivo
A concessão de crédito a empresas e ao consumo ficou ligeiramente mais restritiva no primeiro trimestre devido à perspetivas económicas gerais, segundo o Inquérito ao Mercado de Crédito hoje divulgado pelo Banco de Portugal.
© iStock
Economia Crédito
Segundo os bancos, os critérios de concessão de crédito a empresas e a particulares mantiveram-se inalterados no primeiro trimestre, mas houve ligeiro aumento da restritividade na concessão de crédito às empresas e a consumo e outros fins, devido a perspetivas económicas gerais e à capacidade de crédito dos consumidores.
No futuro próximo, esperam os bancos que os critérios de concessão fiquem praticamente inalterados no crédito a empresas e no crédito à habitação e ligeiramente mais restritivos no crédito ao consumo e outros fins.
Já na procura de empréstimos, indicam uma ligeira diminuição da procura por parte das Pequenas e Médias Empresas (PME) e ligeira diminuição nos segmentos da habitação e do consumo e outros fins e, no curto prazo, é esperada ligeira diminuição da procura de crédito por parte das empresas e de crédito a consumo e aumento da procura de crédito para a habitação.
Leia Também: Zona euro. Bancos flexibilizam crédito à habitação pela 1.ª vez em 2 anos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com