Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 22º

Escola Superior de Educação de Leiria avança com retirada de amianto

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) de Leiria vai avançar com a retirada de amianto, empreitada de cerca de 2,5 milhões de euros (ME) cujo concurso foi hoje publicado em Diário da República.

Escola Superior de Educação de Leiria avança com retirada de amianto
Notícias ao Minuto

17:16 - 29/04/24 por Lusa

Economia Financiamento

Segundo o anúncio, a empreitada para substituição do revestimento em fibrocimento da escola do Politécnico de Leiria tem um prazo de execução de 120 dias.

À agência Lusa, o diretor da ESECS, Pedro Morouço, explicou que a empreitada tem um financiamento de 1,8 milhões de euros, sendo a restante verba suportada pelo Politécnico de Leiria.

Pedro Morouço adiantou que o objetivo é que a obra para retirar "sete mil metros quadrados de amianto" do bloco A comece em julho, sendo que durante este processo "o campus tem de estar completamente fechado durante três semanas".

"Após estes trabalhos, vai ser feita uma nova avaliação de todo o campus, para a sua venda ao Instituto do Emprego e Formação Profissional", declarou o diretor da ESECS.

Quanto às novas instalações da ESECS, que vão ocupar um terreno de 37 mil metros quadrados junto ao Estabelecimento Prisional de Leiria Jovens (conhecido como prisão-escola), Pedro Morouço disse esperar que o concurso público seja lançado entre setembro e outubro deste ano, sendo que a primeira fase está orçada em 18 milhões de euros.

Em novembro de 2023, este responsável anunciou que o concurso de conceção e construção do futuro edifício da ESECS iria ser lançado até final desse ano.

"Não foi lançado no tempo previsto, porque a intervenção para a retirada do fibrocimento, devido à queda do Governo, não avançou no tempo pretendido, sendo adiada para agora", justificou Pedro Morouço.

Projetada para nascer entre os dois bosques dos terrenos da prisão-escola, o esboço da nova ESECS privilegia o verde, a luz natural e a acessibilidade, referiu na ocasião Pedro Morouço, acrescentando que o novo projeto prevê um edifício todo envidraçado, refletindo "a envolvente verde", de modo a "causar menor impacto visual".

O novo edifício dará resposta aos cerca de três mil alunos da escola, distribuídos por licenciaturas, mestrados e cursos técnicos superiores profissionais, acrescentou.

Leia Também: Descargas ilegais. GNR deteta 26 infrações numa operação em Leiria

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório