Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

Lançado concurso de 7,5 milhões para unidade de resíduos em Évora

A empresa intermunicipal Gesamb lançou um concurso público para a conceção e construção de uma nova unidade de triagem automática de resíduos em Évora, num investimento global de 7,5 milhões de euros, foi hoje anunciado.

Lançado concurso de 7,5 milhões para unidade de resíduos em Évora
Notícias ao Minuto

17:37 - 05/08/24 por Lusa

Economia Évora

Num comunicado enviado à agência Lusa, a Gesamb EIM - Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos, responsável pelo tratamento de lixo de 12 dos 14 concelhos do distrito de Évora, indicou que o concurso público internacional foi publicado em Diário da República (DR).

 

Segundo o anúncio do procedimento, publicado em DR em 29 de julho, a empreitada envolve a conceção, a construção e o fornecimento do novo Centro de Triagem da Gesamb, tendo os interessados seis meses para apresentar as respetivas propostas.

Fonte da empresa, contactada hoje pela Lusa, explicou que o concurso "define um prazo de 25 meses para a conceção, construção e fornecimento da nova unidade de triagem automática de resíduos, o que inclui o período de testes".

"A nossa expectativa é a de que, em 2027, a nova instalação esteja já em período de testes ou mesmo em funcionamento", acrescentou a mesma fonte.

No comunicado, a Gesamb disse estar "comprometida com a sustentabilidade e eficiência na gestão de resíduos", permitindo a futura unidade a instalação de novas linhas de triagem para os ecopontos amarelo e azul.

"Com a entrada em vigor do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030), foram definidas metas ambiciosas para a recolha seletiva e a preparação para reutilização e reciclagem", notou.

Para a empresa, o objetivo passa por "triplicar as quantidades atualmente recolhidas seletivamente de resíduos de embalagens de plástico, metal e papel/cartão até 2030, conforme estipulado pela União Europeia".

O projeto agora lançado traduz-se na expansão e reconversão do atual centro de triagem, que vai ser transformado "numa unidade de triagem automática", destacou a Gesamb.

Esta unidade "será equipada com tecnologia avançada para separar diferentes tipos de plásticos e metais de forma automatizada e inteligente", estando ainda "prevista a requalificação da receção, enfardamento e armazenagem dos materiais de papel/cartão".

"A nova unidade terá uma capacidade de processamento de quatro toneladas por hora de embalagens de plástico/metal e de 16 toneladas por hora de papel/cartão", revelou a empresa.

A nova área "será coberta com painéis fotovoltaicos, com uma capacidade instalada de aproximadamente 295 kWp [quilowatt-peak]".

Os concorrentes ao concurso público deverão apresentar equipamentos com níveis de eficiência superiores a 90%, tanto em quantidade como em qualidade".

Segundo a empresa, o novo investimento é "de grande importância para a região, promovendo o desenvolvimento económico e a criação de empregos locais".

Pretende-se candidatar o projeto a apoio financeiro do Programa Operacional Alentejo 2030: "Com o apoio esperado do programa Alentejo 2030, a Gesamb crê que o investimento ajudará a evitar um aumento das tarifas municipais e garantir a sustentabilidade financeira da iniciativa."

A Gesamb é uma empresa intermunicipal participada pela BioSmart - Soluções Ambientais, S.A., do Grupo NOV Ambiente & Energia, e pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).

A empresa tem a seu cargo a exploração do Aterro Sanitário Intermunicipal do distrito de Évora, assim como de sete Ecocentros (quatro são também estações de transferência), um Centro de Triagem e uma Unidade de Valorização Orgânica.

Leia Também: Aberta consulta pública sobre construção na central nuclear de Almaraz

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório