Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º

Portugal contribui com 2,8 milhões para financiar do BEI para países ACP

Portugal vai contribuir com uma verba de 2,8 milhões de euros para o Fundo Fiduciário ACP, sendo um dos sete primeiros Estados-membros a fazer acordos com o Banco Europeu de Investimento (BEI) neste âmbito, foi hoje divulgado.

Portugal contribui com 2,8 milhões para financiar do BEI para países ACP
Notícias ao Minuto

14:21 - 09/10/24 por Lusa

Economia ACP

Uma nova dotação no âmbito do Fundo Fiduciário ACP, que promoverá o crescimento económico inclusivo e sustentável e o desenvolvimento humano, especialmente nos países menos desenvolvidos e nos Estados frágeis de África, das Caraíbas e do Pacífico (ACP), irá totalizar os 74 milhões de euros (ME).

 

Além do compromisso de 2,8 ME assumido por Portugal, a Alemanha deverá disponibilizar cerca de 30,6 ME, a Dinamarca 9,9 ME, a Espanha 9 ME, a Finlândia 4,3 ME, o Luxemburgo 5,4 ME e a Suécia 12,25 ME, segundo um comunicado do BEI.

Em consonância com a Estratégia Portal Global da UE, o apoio centrar-se-á principalmente na concessão de subvenções e na prestação de assistência técnica a projetos que promovam o crescimento sustentável nos países ACP.

Em 2023, a Comissão Europeia e a BEI Global assinaram um acordo no valor de 500 milhões de euros e lançaram a primeira de duas dotações do Fundo Fiduciário ACP, tendo por objetivo viabilizar projetos de elevado impacto no setor privado que, de outra forma, não seriam possíveis.

Leia Também: Setor das frutas e legumes espera recorde de exportações de 2.500 milhões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório