Aproveite as férias: Pontes, feriados e fins de semana grandes de 2025
Pode rentabilizar as suas férias com a ajuda dos feriados. Eis tudo o que pode esperar para o próximo ano.
© Shutterstock
Economia 2025
O ano de 2024 está quase no fim e tem poucos meses para marcar as férias de 2025. Apesar de, por lei, cada trabalhador ter direito a gozar 22 dias úteis, os feriados, pontes e fins de semana prolongados podem ajudá-lo a rentabilizar o seu período de descanso. A boa notícia? No próximo ano há vários feriados que calham durante a semana.
É de realçar que, no próximo ano, será possível gozar 13 feriados obrigatórios e dois facultativos - Carnaval e municipal. Destes, três coincidem com o fim de semana.
Comecemos pelo primeiro feriado que é também o primeiro dia do ano. O dia 1 de janeiro, Dia de Ano Novo, calha mesmo a meio da semana, numa quarta-feira.
Em fevereiro não há feriados, mas em março pode dar azo à fantasia e fazer a primeira ponte do ano, pois na terça-feira, dia 4 de março, celebra-se o Carnaval. Apesar de este não ser um feriado oficial, mas sim facultativo, normalmente os funcionários do setor público costumam ter tolerância de ponto. Já no privado, depende das empresas.
No mês de abril tem três feriados, dois dos quais à sexta-feira. Dia 18 é Sexta-feira Santa, dia 20 é domingo de Páscoa e sexta-feira, 25 de abril, Dia da Liberdade.
A 1 de maio chega uma ótima oportunidade de fazer ponte, com o Dia do Trabalhador numa quinta-feira.
Em junho, pode fazer ponte na segunda-feira dia 9, porque a 10, terça-feira, é feriado nacional, Dia de Portugal. Se trabalhar em Lisboa tem a sorte de ter nessa mesma semana a sexta-feira, dia 13, uma vez que é o Dia de Santo António, padroeiro da cidade.
Uma semana depois, outra possibilidade de ponte na sexta-feira a seguir ao corpo de 'Corpo de Deus', que se celebra na quinta-feira, 19 de junho.
Os concelhos que têm como padroeiro o São João, como é o caso da cidade do Porto, também têm a possibilidade de fazer ponte na última semana de junho, com o dia 24 a calhar numa terça-feira. Menos sorte tem quem celebra o S. Pedro, como Sintra e Évora, a 29 de junho. Este feriado municipal calha num domingo.
Em julho não há feriados, mas em agosto o dia 15 tem lugar numa sexta-feira, dando aos portugueses mais um fim de semana prolongado.
Em setembro não há feriados e o 5 de outubro, Dia da Implantação da República, calha num domingo. O mesmo em novembro, com o feriado de 1 de novembro (Dia de Todos os Santos) num sábado.
Contudo, em dezembro, todos os três feriados vão ter lugar durante a semana. Dia 1 (Dia da Restauração da Independência) e dia 8 (Dia da Imaculada Conceição) serão a uma segunda-feira, enquanto o Dia de Natal, 25 de dezembro, calha numa quarta-feira.
As pontes possíveis?
Resumindo, há cinco pontes possíveis em 2025. Primeiro, pode usufruir de quatro dias seguidos no mês de março, entre dia 1 e dia 4.
Pode fazer uma nove ponte em maio, entre 1 e 4, ou em junho, entre dia 7 e 10. A última ponte poderá ser feita entre 25 e 28 de dezembro.
Os fins de semana prolongados?
Em 2025, há a possibilidade de tirar proveito de seis fins de semana prolongados. Começamos por abril, de 18 a 20 e ainda o fim de semana de 25 a 27.
Para quem vive ou trabalha em Lisboa há três dias de descanso em junho, de 13 a 15.
Em agosto, mais um fim de semana prolongado de 15 a 17.
No fim do ano, um novo fim de semana prolongado de 29 de novembro a 1 de dezembro, e outro de 6 a 8 de dezembro.
Leia Também: Mexer em férias e baixas? O que o Governo quer mudar na Função Pública
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com