Há queixas de "cheiro inesperado" na Estação Espacial Internacional
O estranho odor começou a ser sentido a partir de sábado, dia 23, quando uma nave russa de carga chegou à estação.
© Shutterstock
Tech Espaço
Os atuais habitantes da Estação Espacial Internacional alertaram para a existência de um “cheiro inesperado” aparentemente vindo da nave espacial russa que chegou à estrutura no sábado, dia 23.
A nave em questão - que foi lançada a partir do Cazaquistão - foi usada para transportar provisões e outras cargas para a Estação Espacial mas, quando os astronautas russos Ivan Vagner e Aleksandr Gorbunov abriram a escotilha, deram conta do estranho odor e aperceberam-se da existência de um líquido não identificado.
Conta o site Digital Trends que a escotilha voltou a ser encerrada e procedeu-se à análise da qualidade do ar dentro da Estação Espacial Internacional, com os sensores a não terem detetado qualquer anormalidade. Entretanto, os astronautas russos indicam que o cheiro desapareceu e colocam a hipótese de se dever à “libertação de gases” de materiais transportados pela nave espacial de carga.
“Não há preocupações para a tripulação e, a partir da tarde de domingo, a tripulação está a trabalhar para abrir a escotilha, enquanto todas as outras operações da Estação Espacial decorrem como planeado”, pode ler-se na publicação partilhada pela NASA.
On Nov. 23, the unpiloted Progress 90 resupply spacecraft successfully docked to the International Space Station’s Poisk module. After opening the Progress spacecraft's hatch, the Roscosmos cosmonauts noticed an unexpected odor and observed small droplets, prompting the crew to…
— International Space Station (@Space_Station) November 24, 2024
Leia Também: NASA atribuiu mais de 10 milhões a 'concepts' de aeronaves sustentáveis
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com