Preço do gás desce a partir de 1 de maio
O preço do gás desce a partir de 1 de maio. As tarigas do gás descem 7,3%.
© Reuters
Economia Tarifas
As tarifas de gás natural aplicadas aos consumidores, que ainda se mantém no mercado regulado vai descer em média 7,3% nos próximos dois anos, a partir de 1 de maio, dá conta a TVI24.
A partir de maio a descida é já de 3,9%, que acresce uma diluição de 3,5% em julho. Ou seja, numa fatura de 13 euros a descida é de um euro por mês e numa fatura de 25 euros a descida será de dois euros.
Esta é a maior descida de sempre, em que a taxa extraordinária, aplicada à Galp, foi decisiva para a redução dos preços no mercado regulado. O alvo são os clientes com consumos inferiores ou iguais a dez mil metros cúbicos.
A proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) apresentada esta quinta-feira, indica que a redução irá acontecer em duas etapas, a primeira já a partir de 1 de maio e a segunda, a 1 de julho.
A redução de 7,3% também é aplicada na tarifa social.
Já a pequena indústria, com consumos superiores a dez mil metros cúbicos, o regulador indica uma redução de 11,3%, em que em maio a redução será de 6,5% e, em julho, acresce um corte de 5%.
As alterações aplicam-se a um universo de 510 mil consumidores que ainda estão no mercado regulado de gás natural. Os outros 840 mil já se encontram no mercado liberalizado.
[Notícia atualizada às 17h16]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com