"Não vai haver qualquer problema no Montepio"
O presidente da Associação Mutualista Montepio Geral, Tomás Correia, garantiu hoje que não haverá qualquer problema no grupo Montepio e que não haverá necessidade de intervenção do Estado.
© Global Imagens
Economia Tomás Correia
"Não vai haver qualquer problema no Montepio", disse Tomás Correia aos jornalistas, depois de hoje à noite ter sido anunciado oficialmente que a sua lista venceu as eleições aos órgãos sociais da Associação Mutualista Montepio Geral, com 59% dos votos.
Segundo o vencedor destas eleições, que continuará assim à frente da Associação Mutualista no triénio 2016/2018, nos últimos anos, "o Montepio mostrou ser capaz de resistir à adversidade que a generalidade do sistema financeiro não foi capaz" e "enfrentou por si só todas as dificuldades ao nível de liquidez, de capital", e que isso continuará a acontecer.
"O Montepio é uma instituição que nunca precisou de ajuda do Estado e vai continuar esse caminho de forma sólida e independente", garantiu.
A Associação Mutualista é o topo do Grupo Montepio, fazendo parte deste grupo a Caixa Económica Montepio Geral, o chamado banco mutualista, de que até meados deste ano Tomás Correia também era presidente.
Em 2013 e 2014, o banco Montepio registou resultados negativos acumulados de mais de 400 milhões de euros, o que valeu críticas da oposição quanto à gestão de Tomás Correia, tendo este justificado com a "qualidade do balanço" do banco, que considera que permitirá dar condições à entidade financeira regressar aos lucros.
Quanto às eleições na Associação Mutualista Montepio Geral, a 'dona' do banco Montepio, hoje à noite foi conhecido que a lista A, liderada por Tomás Correia, venceu com 58,7%, ao ter conseguido 30.891 votos.
Em segundo lugar ficou a lista D, liderada por António Godinho com 21,5% (11.298 votos), e em terceiro ficou a lista C, encabeçada pelo economista Eugénio Rosa, com 16,3% dos votos (8.599). Por fim, ficou a lista E, de Luís alberto Silva, com 3,5% do total de 52.634 votos contabilizados
Assim, no triénio 2016/2018, o Conselho de Administração da Associação Mutualista Montepio terá Tomás Correia como presidente e como vogais Carlos Morais Beato, Fernando Ribeiro Mendes, Virgílio Lima e Miguel Teixeira Coelho.
O Conselho Fiscal terá como presidente Joaquim Morão e como vogais Manuel Caseirão e Isabel Guimarães. Os suplentes são António Almeida e Gabriel Fernandes.
Na mesa da Assembleia Geral continua como presidente o padre Vítor Melícias, como primeiro secretário António Sameiro, como segundo secretário António Sequeira e como suplentes Maria Leonor Guimarães e António Gaio.
Já quanto à eleição do Conselho Geral, um órgão que tem funções de supervisão, foram eleitos oito membros da Lista A, de Tomás Correia, dois membros da lista C, de Eugénio Rosa, e outros dois da lista D, liderada por António Godinho.
Sobre as dúvidas levantadas pela lista D na contagem dos votos, tendo sido mesmo chamada a PSP ao Montepio, Tomás Correia desvalorizou dizendo tratar-se de 'fait divers' e afirmou não estar preocupado com eventuais impugnações das eleições por listas concorrentes à sua, considerando que mesmo que votos considerados inválidos sejam contados tal "não influenciará os resultados" finais.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com