Grécia aumenta quantidade de dinheiro a levantar nos bancos em setembro
A Grécia vai aliviar novamente, a partir de 01 de setembro, o controlo de capitais que vigora desde junho de 2015, ao aumentar a quantidade máxima dinheiro que pode ser levantada e ao permitir abrir novas contas bancárias.
© Reuters
Economia Capital
Segundo um decreto-lei publicado no Boletim Oficial do Estado (BOE), os cidadãos poderão levantar 1.800 euros mensais de uma só vez, sem o fazerem em parcelas.
A quantidade em numerário (notas e moedas) que será permitida levantar não varia substancialmente em relação aos 1.680 euros mensais, que os cidadãos podiam retirar desde a última alteração desta medida, no verão de 2016, mas flexibiliza o método de levantar dinheiro, pois atualmente o limite está nos 840 euros e só pode efetuar-se de quinze em quinze dias.
Segundo o decreto-lei publicado na quinta-feira pelo BOE e hoje divulgado pelos órgãos de comunicação social, as empresas e os particulares poderão abrir novas contas.
Além disso, os depositantes que receberem remessas do estrangeiro poderão retirar de uma só vez 50% do dinheiro transferido, em vez de 30%, o montante até agora permitido.
Em 28 de junho de 2015, em plenas negociações para um terceiro resgate, o governo liderado pelo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, impôs medidas para conter a saída em massa de dinheiro dos depósitos, o que estava a acontecer no país.
Desde então, tem havido vários alívios ao nível da política monetária, com o objetivo de melhorar a gestão bancária e atrair dinheiro para os depósitos bancários.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com