"O país precisa de um grupo financeiro da economia social forte"
O presidente da Montepio Geral Associação Mutualista (MGAM) destacou a nova etapa que a Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) vai abraçar com a transformação em sociedade anónima, permitindo a entrada de outras instituições da economia social no capital do banco.
© DR
Economia Tomás Correia
"Desde 2007 ou 2008 que dizemos que o país precisa de um grupo financeiro da economia social muito forte, detido por instituições da economia social", afirmou hoje António Tomás Correia, líder da MGAM.
Tomás Correia, que falava durante a sessão especial de mercado regulamentado na Euronext Lisboa dedicada à divulgação do resultado da Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela associação sobre o fundo de participação do banco mutualista - que foi bem-sucedida -, considerou que a transformação da CEMG em sociedade anónima é um passo fundamental para a criação de um "grupo financeiro da economia social em Portugal" com a "entrada de novos parceiros".
E realçou: "A economia social em Portugal tem metade do peso que existe no resto da União Europeia. Mas a caixa económica não vai só prestar serviços às instituições da economia social. Também vai apostar nas famílias, nas pequenas e médias empresas (PME) e nos empresários em nome individual".
"Temos uma grande convicção que vamos entrar nesta nova etapa com força e determinação. E que não defraudaremos todas as expectativas que se criarem com o Montepio", sublinhou Tomás Correia.
"Com esta OPA, o Montepio dá mostra da sua vontade e da sua determinação. E vai continuar o seu caminho a servir os associados, o país e o sistema financeiro", rematou o responsável.
A MGAM passou a controlar 98,28% do Fundo de Participação da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) após a Oferta Pública de Aquisição (OPA) voluntária que lançou no início de julho e cujos resultados foram hoje divulgados.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com