Brasil e Venezuela negociam pagamento de dívidas de Caracas
O Brasil continua a negociar com a Venezuela o pagamento de uma dívida de quase 275 milhões de dólares vencida no passado mês de janeiro, segundo o Governo brasileiro.
© iStock
Economia Países
Em comunicado, o Ministério da Fazenda brasileiro informou que a Venezuela ainda não pagou a parcela de 274,6 milhões de dólares (224 milhões de euros) que faz parte do acordo que garante o pagamento das exportações que empresas brasileiras realizam no país vizinho.
De acordo com a mesma nota, estão a decorrer negociações os governos dos dois países e respetivos advogados "para a regularização" da dívida.
A posição do executivo brasileiro surgiu na sequência de uma reportagem do portal de notícias UOL sobre as dívidas de Caracas ao Brasil e, concretamente, ao Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES).
O banco precisou entretanto que o pagamento que a Venezuela tem pendente com a entidade de fomento é de 130,9 milhões de dólares (quase 107 milhões de euros), referente a um empréstimo vencido também no início deste ano.
Também o BNDES referiu que os governos dos dois países estão a negociar o pagamento da dívida.
De acordo com o ministério, quando os bancos não recebem o pagamento dos devedores, é acionado o Fundo de Garantia de Exportações (FGE), um fundo do Tesouro Nacional vinculado ao Ministério da Fazenda que tem como objetivo oferecer cobertura às garantias oferecidas pelo Estado em operações de crédito à exportação.
No entanto, o ministério precisou que até ao momento não foi paga a indemnização através do FGE.
No início do ano, Caracas pagou, com quatro meses de atraso, uma dívida de 262,5 milhões de dólares (214 milhões de euros) que tinha para com o Brasil, também como parte do acordo que garante o pagamento das exportações de empresas brasileiras para a Venezuela.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com