A planear férias de verão? Dos locais mais procurados aos mais 'em conta'
Um estudo indica que são as mulheres quem mais é responsável pela organização das férias.
© Shutterstock
Economia Airbnb
Apesar das temperaturas altas, o verão ainda não chegou - mas os portugueses já começam a planear as férias para os próximos meses.
De acordo com uma análise realizada às pesquisas em relação ao Airbnb, os utilizadores da plataforma procuram "destinos de praia e a tranquilidade do mar". Em termos de número de pesquisas, "cidades icónicas" e "quartos" são algumas das categorias que mais aumentaram.
O mesmo estudo, enviado ao Notícias ao Minuto, refere que dois em cada três hóspedes viajam com "entes mais próximos e queridos" e, na hora de procurar um local para passar tempo de qualidade, acabam por preferir destinos costeiros.
Mas para onde querem viajar os portugueses?
Segundo o estudo, os destinos mais procurados não se ficam pelo continente, havendo quem prefira ir até às ilhas. Eis alguns dos destinos mais pesquisados:
- Conceição de Tavira, Faro;
- Cascais, Lisboa;
- Peniche, Leiria;
- Nazaré, Leiria;
- Moledo, Viana do Castelo;
- Zambujeira do Mar, Beja;
- Vila Nova de Milfontes, Beja;
- Olhos de Água, Faro;
- Porto Santo, Madeira;
- Cabanas, Faro.
A análise indica ainda quem é muitas vezes responsável pela organização das viagens... e há sempre uma líder: "Na Airbnb, as verdadeiras heroínas das viagens são as mulheres, que criaram 75% mais listas de favoritos partilhadas do que os homens".
Mas, para além de procurar, as mulheres dão (também) o próximo passo, e as que têm entre 40 e 49 anos são aquelas que mais reservas fazem.
Quais os locais mais acessíveis?
Mas como férias são sinónimos de um 'extra' na carteira, são também indicados alguns dos locais mais acessíveis reservados para o verão em Portugal. São estes:
- Vila Nova de Milfontes, Beja;
- Zambujeira do Mar, Beja;
- Odemira, Beja;
- Olhos de Água, Faro;
- Cabanas, Faro.
"A acessibilidade e as comodidades são fatores-chave para as famílias portuguesas quando reservam alojamento de verão. Quase metade dos hóspedes portugueses diz ter poupado dinheiro ao reservar alojamento na Airbnb, e mais de 72% dos viajantes portugueses dizem que comodidades como cozinha, espaço de trabalho e pátio são importantes quando decidem entre reservar alojamento na Airbnb ou outro alojamento", lê-se ainda.
Leia Também: O 'pé-de-meia' destes três signos vai ficar bem recheado em junho
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com