Meteorologia

  • 30 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 21º

Bombardeamento israelita mata mais um jornalista na Faixa de Gaza

O jornalista Khaled Abu Zar morreu hoje durante um bombardeamento israelita na Faixa de Gaza, o que o torna o 184.º profissional da informação a ser morto neste território palestiniano.

Bombardeamento israelita mata mais um jornalista na Faixa de Gaza
Notícias ao Minuto

22:28 - 08/11/24 por Lusa

Mundo Faixa de Gaza

O anúncio foi feito pelo governo do enclave, que, em comunicado, "condenou nos termos mais enérgicos os ataques e assassínios de jornalistas palestinianos pelos ocupantes israelitas".

 

O Executivo apelou à comunidade internacional para pressionar Israel a acabar com os ataques, bem como a julgar os seus "crimes atuais" em tribunais internacionais.

O levantamento destes mortos pelos dirigentes de Gaza ascende a 184 com o falecimento de Abu Zar a 184, se bem que conte também com escritores, fazedores de opinião e intelectuais.

A organização não governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF) quantifica em 140 os jornalistas mortos na Faixa de Gaza desde 07 de outubro de 2023, quando Israel começou os seus ataques ao território palestiniano.

A RSF detalhou que 39 daqueles 184 morreram em pleno exercício da sua profissão.

Esta designada guerra de Gaza é o conflito mais letal para os jornalistas, segundo o Comité para a Proteção de Jornalistas (CPJ), sedeado em Nova Iorque.

A ofensiva israelita na Faixa de Gaza "já matou mais jornalistas em um ano do que qualquer outro conflito que o CPJ tenha documentado", assegurou a organização na sua página na internet.

No total, mais de 43.500 palestinianos já morreram desde o início da ofensiva israelita e mais de 102 mil ficaram feridos pelos ataques incessantes da aviação, da artilharia e das tropas terrestres.

Leia Também: Trump diz a Presidente palestiniano que "trabalhará para acabar com guerra" em Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório