A história da irmã de Pedro Passos Coelho que foi adotada aos cinco anos
Teresa Rosa, de 55 anos, abriu o coração num entrevista emotiva a Fátima Lopes.
© Reprodução TVI
Fama TV
O programa 'A Tarde é Sua', da TVI, apresentadora por Fátima Lopes, recebeu esta sexta-feira uma convidada especial: a irmã adotiva de Pedro Passos Coelho.
Teresa Rosa, de 55 anos, abriu o coração para em conversa com a apresentadora contar a sua emocionante história de vida.
Da infância dolorosa à adoção
Perdeu o pai e a mãe aos cinco anos, ambos assassinados em plena Guerra colonial de Angola. Quis a sorte que fosse levada com uma irmã para um hospital.
Nesse mesmo local encontrou uma nova família, o pai do antigo primeiro primeiro ministro Pedro Passos Coelho, que prestava serviço no local, rapidamente se apaixonou pelo ar doce de Teresa. Levou a menina para casa, integrou-a no seio da família e passou a trata-la como uma filha.
A relação cúmplice com Pedro Passos Coelho
Teresa conta que foi muito bem acolhida pelos irmãos e que foi precisamente com Pedro Passos Coelho, aquele que tinha de si uma idade mais próxima, com quem estabeleceu uma relação de maior cumplicidade.
“Éramos muito cúmplices. Até hoje o Pedro é um irmão protetor”, conta mostrando-se orgulhosa do percurso que este construiu.
“Tenho muito orgulho dele. Eu sabia que ele ia longe”, afirma.
A chegada a Portugal e o bullying sofrido na escola
Quando a família deixou Angola e regressou a Portugal avizinhavam-se momentos complicados. Em Vila Real, onde se instalaram, não existiam negros, e Teresa era vista com estranheza.
“Tocavam-me na cara para ver se saía tinta”, conta, recordando um período de adaptação difícil em que foi vitima de bullying.
Adolescência problemática e o afastamento da família
Seguiu-se depois uma adolescência problemática, motivada pelo facto de não conhecer ninguém da sua família biológica e por ter perdido o contacto com a única irmã de sangue.
Admite que cometeu vários erros e que com isso se afastou da família que a acolheu. Deixou de ir à escola, começou a sair à noite e aos 16 anos acabou mesmo por sair de casa.
Teresa conseguiu mais tarde construir a sua própria família. Tem quatro filhos e onze netos. Recentemente, conseguiu finalmente legalizar a sua documentação e espera agora conseguir um emprego.
Quanto à sua ligação com a família Passos Coelho, que é também a sua família, garante que nada a separa dos irmãos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com