Coligação árabe pede a civis de Hodeida (Iémen) para limitarem movimentos
Aviões da coligação árabe liderada pela Arábia Saudita lançaram hoje panfletos em Hodeida pedindo aos civis para limitarem os seus movimentos face a uma possível batalha na cidade portuária do Iémen, disseram habitantes à agência noticiosa EFE.
© GlobalImagens
Mundo Aviões
"As forças da coligação árabe apelam para que limitem os movimentos e permaneçam em vossas casas, salvo em caso de emergência, longe dos combates", indica um dos panfletos.
A coligação lançou igualmente panfletos em várias zonas vizinhas da cidade, junto ao mar Vermelho, pedindo aos "cidadãos vulneráveis para não se deslocarem à província de Hodeida e a zonas adjacentes".
As recomendações foram feitas dois dias depois de nove pessoas terem morrido, entre as quais algumas que fugiam de Hodeida, num bombardeamento da coligação contra uma posição dos rebeldes Huthis a sul da cidade, disseram testemunhas à EFE.
As forças pró-governamentais iemenitas, apoiadas pela coligação árabe, lançaram a 13 de junho uma ofensiva destinada a repelir os rebeldes Huthis de Hodeida, por onde passam 70% das importações do Iémen.
Mais de 400 pessoas já morreram desde então e, segundo dados da ONU, mais de 26.000 fugiram dos combates.
A guerra do Iémen já causou perto de 10.000 mortos desde o seu início em 2014.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com