Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º

Bahamas emite alerta de tempestade tropical que se dirige para noroeste

As Bahamas emitiram na sexta-feira um alerta de tempestade tropical, que se direciona para noroeste, podendo afetar parte do arquipélago das Caraíbas, que já foi danificado pelo furacão Dorian.

Bahamas emite alerta de tempestade tropical que se dirige para noroeste
Notícias ao Minuto

00:47 - 14/09/19 por Lusa

Mundo Bahamas

De acordo com o responsável pelos serviços meteorológicos das Bahamas, Trevor Basden, o aviso incide sobre o noroeste, incluindo as ilhas de Nova Providência, Abaco e Grand Bahama.

O fenómeno climático que permanecia estacionado a cerca de 200 quilómetros de Nova Providência, move-se agora, lentamente, para noroeste, podendo afetar o país "em 36 horas ou menos", acrescentou Basden, em conferência de imprensa.

"Não é um ciclone tropical, mas tem potencial", com ventos de 100 quilómetros e chuvas fortes, o que poderá inundar os solos, que ainda se encontram saturados, na sequência da passagem do furacão Dorian, referiu.

O secretário-geral da ONU está desde sexta-feira e até hoje nas Bahamas, numa visita de "solidariedade" com as vítimas do furacão Dorian.

"Vim expressar a minha solidariedade com o povo das Bahamas", bem como para "discutir maneiras pelas quais" se pode "continuar a apoiá-lo", disse, na sexta-feira, António Guterres, numa publicação na rede social Twitter.

Segundo o balanço feito pelos serviços de emergência locais na quinta-feira, cerca de 2.300 pessoas continuam desaparecidas nas Bahamas, mais de uma semana após a passagem do furacão Dorian, abaixo das 2.500 que tinham sido estimadas anteriormente pelas autoridades.

A Agência de Gestão de Emergências das Bahamas (NEMA, na sigla inglesa) indicou, na altura, que este decréscimo acontece após serem comparados os registos desta entidade com os registos governamentais das pessoas em abrigos ou deslocadas.

O furacão matou, pelo menos, meia centena de pessoas.

Na quarta-feira, o porta-voz da NEMA, Carl Smith, sublinhou que o número de desaparecidos estava fixado em 2.500, alertando, porém, que os registos ainda não tinham sido confrontados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório