Viveu seis anos na selva para ensinar chimpanzé a ser selvagem
Experiência levada a cabo na década de 60 tem como protagonistas uma jovem estudante e um chimpanzé.
© Reprodução The Mirror
Mundo Experiência
Janis tinha 25 anos quando teve o seu primeiro encontro com o animal que ia mudar a sua vida para sempre. Um chimpanzé fêmea chamado Lucy, que foi criado como um humano como parte de uma experiência, encabeçada pelo psiquiatra Maurice Temerlin.
Lucy foi criada pelo professor da universidade do Oklahoma, nos EUA, tendo aprendido a comer com talheres, a vestir-se como uma pessoa e a falar com língua gestual.
Lucy e Janis estabeleceram uma ligação imediata, mas quando o animal cresceu e se tornou demasiado destrutivo para morar numa casa, Maurice decidiu enviá-lo de volta para a Gâmbia. Janis decidiu ir com o animal.
O que seria uma estadia de apenas algumas semanas, para ajudar Lucy a ambientar-se à sua nova casa, demorou, afinal, seis anos. O chimpanzé foi colocado, inicialmente, numa reserva natural, para aprender as regras da selva. A adaptação à nova casa demorou algum tempo e Janis decidiu manter-se junto a Lucy o tempo necessário. Foram, no total, seis anos a viver numa ilha inabitada.
A história de Janis e Lucy faz parte de um documentário, que vai ser emitido no Channel 4. Nele, Janis recorda o momento em que percebeu que o animal já não precisava dela e que estava na hora de regressar a casa.
"Ela abraçou-me. Deu-me um abraço forte e depois foi-se embora na companhia dos seus novos amigos", conta, referindo que depois disso chegou a regressar à Gâmbia por diversas vezes para visitar o animal. Lucy morreu em 1987.
Leia Também: Chimpanzé e urso bebé tornam-se melhores amigos em Zoo da Turquia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com