Rio de Janeiro divulga plano para reduzir mortes em operações policiais
O Governador do Rio de Janeiro divulgou hoje um plano para reduzir o número de mortes em operações da polícia, naquele que é um dos estados brasileiros com maior índice de fatalidades durante ações policiais.
© Lusa
Mundo Rio de Janeiro
No decreto divulgado hoje na Imprensa Oficial do estado, o governador Cláudio Castro assume que a "realidade crítica e singular" eleva os "riscos de confrontos armados e, consequentemente, a majoração das ocorrências de letalidades e lesões corporais graves".
O governador lembrou ainda que estas ações decorrerem da "resistência armada, articulada por organizações criminosas de narcotraficantes" que têm armamento bélico.
Ainda assim, indicou que as polícias têm obrigação de respeitar e proteger a dignidade humana.
Por essa razão, a partir de hoje está previsto o uso de câmaras nos uniformes, viaturas e helicópteros e ainda a promoção de palestras sobre direitos humanos.
Além disso, está previsto o acompanhamento psicológico aos policias e militares.
De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, citados pelo jornal a Folha de São de Paulo, o estado do Rio de Janeiro foi o quinto com mais mortes registadas em 2020 em operações policiais.
Já a capital do estado, registou 514, sendo a cidade brasileira com maior número de mortes em termos absolutos.
Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o estado foi o quinto em letalidade policial em 2020. Já a cidade do Rio foi o município brasileiro com os maiores números absolutos de mortes em intervenções policiais, com 415 vítimas.
Leia Também: Brasil. Governo nega ter custeado viagem do filho de Bolsonaro a Moscovo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com