'Estrela' da TV em escândalo sexual? BBC remete resposta para breve
Após a notícia avançada pelo tabloide The Sun, a emissora pública britânica confirmou a suspensão de um dos seus apresentadores e garantiu que está a trabalhar com as autoridades para reunir todos os factos.
© Getty Images
Mundo BBC
Depois de um pretenso escândalo sexual avançado pelo tabloide britânico The Sun, sobre um apresentador da BBC que terá pago a um adolescente por fotografias sexualmente explícitas, a BBC confirmou na segunda-feira que está a trabalhar com a polícia do Reino Unido sobre o caso e que o apresentador foi suspenso.
Na sexta-feira, o The Sun avançou que uma "estrela de topo" da emissora britânica tinha sido retirada do ar, após alegadamente pagar a um adolescente, na altura com 17 anos, cerca de 41 mil euros pelas fotografias. A identidade do apresentador não foi revelada, mas o jornal garante que é um nome de alto gabarito dentro da organização e muito conhecido pelo público.
A primeira queixa contra a pessoa terá surgido a 19 de maio e, a 8 de julho, o The Sun publicou as alegações, acrescentando testemunhos da mãe da alegada vítima, que disse que o filho, agora com 20 anos, tornou-se viciado em crack na sequência do incidente e garantindo ter visto provas que confirmam a transação e o envio de fotografias.
A BBC respondeu às alegações, com o diretor geral da emissora, Tim Davie, a referir que, a 6 de julho, recebeu relatos "de uma natureza diferente". No sábado, o The Sun publicou mais uma série de detalhes, afirmando que o apresentador em causa contactou "em pânico" o adolescente para exigir que a sua mãe travasse a investigação.
O caso motivou uma série de respostas por parte da emissora, que garantiu na segunda-feira que está a colaborar com a Polícia Metropolitana e que está a realizar uma investigação para "apurar todos os factos de modo a informar de forma apropriada os próximos passos", de acordo com os protocolos da empresa. Adiantou ainda que uma resposta sobre o caso deverá ser anunciada no espaço de alguns dias.
Vários apresentadores forçados a distanciar-se do caso
Tim Davie acrescentou, num e-mail aos funcionários da BBC, que esta considera as alegações "incrivelmente sérias", descreveu a situação como "complexa" e condenou ainda "rumores sem substância" que foram sendo criados nas redes sociais - e que forçaram muitos apresentadores, nomeadamente Clark, Jeremy Vine, Nicky Campbell e Gary Lineker, a defenderem-se contra acusações falsas.
Hate to disappoint the haters but it’s not me.
— Gary Lineker (@GaryLineker) July 8, 2023
O governo britânico já reagiu à notícia e, também no Twitter, a secretária da Cultura, Lucy Frazer, disse que "é importante que a BBC tenha agora o espaço para conduzir a sua investigação, estabelecer os factos e tomar ações apropriadas".
Given the nature of the allegations it is important that the BBC is now given the space to conduct its investigation, establish the facts and take appropriate action. I will be kept updated.
— Lucy Frazer (@lucyfrazermp) July 9, 2023
O The Sun alega ainda que a família do jovem, neste caso a mãe, mostrou-se descontente em maio com a falta de ação da emissora, ao ver o suposto apresentador em antena, optando por dirigir-se ao tabloide - conhecido pelo seu tom muitas vezes exagerado e polémico - para denunciar a situação. Esta contou ainda que viu imagens do apresentador em roupa interior, tiradas numa videochamada com o rapaz.
Na segunda-feira, o advogado da suposta vítima enviou uma carta à BBC, garantindo que "nada de inapropriado ou ilegal" ocorreu entre o jovem e o apresentador. O advogado explicou que o jovem enviou uma mensagem ao The Sun na sexta-feira à noite, negando todas as alegações e dizendo que as palavras da mãe "eram completamente erradas", considerando que a publicação do artigo era "inapropriada"..
"Ninguém do The Sun parece ter feito qualquer tentativa para contactar o nosso cliente antes da publicação das alegações", rematou o representante legal, informando que o jovem e a mãe não se dão bem
Leia Também: Síria cancela creditação da BBC após reportagem sobre tráfico de droga
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com