Presidente do PE apela a libertação de reféns e ajuda humanitária a Gaza
A presidente do Parlamento Europeu (PE), Roberta Metsola, reiterou hoje o apelo à libertação incondicional dos reféns capturados pelo movimento islamita Hamas e à entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.
© Getty Images
Mundo Roberta Metsola
"O Hamas deve ser parado e todos os reféns incondicionalmente libertados", disse Metsola, em declarações à entrada da reunião do Conselho Europeu, apelando ainda ao fornecimento de apoio humanitário "para aliviar as consequências mais duras sobre civis inocentes em Gaza".
No entanto, e ainda nas mesmas declarações, Metsola avançou que vai pedir aos líderes dos 27 da União Europeia (UE) que não deixem o conflito entre Israel e o Hamas desviar as atenções da Ucrânia.
"Temos de continuar a ajudar a Ucrânia, militar e financeiramente, nomeadamente no contexto da revisão do quadro financeiro plurianual" da UE, referiu.
Sobre a questão das migrações, um dos pontos da agenda da reunião, a líder do PE -- que participa apenas no início dos trabalhos da cimeira -- apelou à rápida adoção do pacto europeu migratório, dizendo-se confiante que será encontrada uma solução de compromisso.
Os líderes da UE reúnem-se hoje e sexta-feira em Bruxelas para debater as tensões no Médio Oriente, visando uma pausa humanitária em Gaza e negociações sobre uma solução de dois Estados, além de desafios europeus como as migrações, segurança e questões orçamentais.
Ao nível geopolítico, também será discutida a invasão da Ucrânia pela Rússia, com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a participar por videoconferência no início da cimeira, quando a UE equaciona como usar os bens congelados da Rússia para financiar a reconstrução da Ucrânia.
Leia Também: Ucrânia. Metsola quer eurodeputados a acompanhar processo de adesão à UE
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com