Mercosul assina acordo de comércio livre com Singapura
O bloco do Mercado Sul-americano (Mercosul) assinou hoje um acordo de comércio livre com a República de Singapura, o primeiro da sua história com um país da Ásia-Pacífico.
© iStock
Mundo MERCOSUL
A assinatura teve lugar no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, com a presença dos Presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, Argentina, Alberto Fernández, Uruguai, Luis Lacalle Pou, e do Paraguai, Santiago Peña, durante a Cimeira dos chefes de Estados do Mercosul.
De acordo com o comunicado da Presidência brasileira, o acordo "abre oportunidades comerciais e de investimentos, ao mesmo tempo em que salvaguarda o espaço para a formulação de políticas de interesse público".
O acordo determina compromissos em matéria de comércio de bens e serviços, investimentos, micro e pequenas empresas, compras governamentais, propriedade intelectual e medidas sanitárias.
Singapura é hoje um dos principais destinos das exportações do Mercosul, com os fluxos comerciais entre os dois países a ascenderem a cerca de 10 mil milhões de euros em 2022, de acordo com dados oficiais.
Singapura, que tem uma população de cerca de seis milhões de habitantes, comprometeu-se a não aplicar direitos aduaneiros a "todas as exportações originárias do Mercosul".
Por sua vez, os sul-americanos eliminarão 95,8% das tarifas de importação.
Leia Também: Bolívia apoia Uruguai e pede ao Mercosul que abra negociações com China
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com