Bombas de fumo lançadas no parlamento da Albânia (pela 2.ª vez num mês)
Esta não é a primeira vez que o Partido Democrata coloca o parlamento albanês a 'arder', já que no mês passado o fizeram num debate do orçamento de Estado para 2024.
© @kos_data/ X (antigo Twitter)
Mundo Albânia
O parlamento da Albânia votou para retirar a imunidade legal ao antigo presidente Sali Berisha, e os seus apoiantes reagiram de uma forma 'incendiária'.
As imagens, partilhadas esta quinta-feira nas redes sociais mostram o momento em que bombas de fumo são ativadas, enchendo o espaço de fumo azul.
O antigo presidente albanês, entre 1992 e 1997 e também ex-primeiro-ministro, entre 2005 e 2013 está acusado de corrupção, e, caso seja considerado culpado, pode enfrentar uma pena entre quatro a 12 anos de prisão.
"Estou mais forte do que nunca", referiu Berisha ao sair do local rodeado de guarda-costas. O ex-governante, que dominou a política albanesa na década de 90 nega todas as acusações e diz que se trata de uma caça às bruxas "puramente política" levada a cabo pelo seu rival, o atual primeiro-ministro socialista, Edi Rama.
“Esta decisão não alcançará o seu objetivo de destruir a oposição. Em vez disso, irá mobilizá-lo com o lema: gora ou nunca'”, acrescentou, quando deputados do seu partido empilhavam cadeiras e acendiam o fumo.
Veja as imagens abaixo:
🇦🇱 Albania's conservative opposition leader Sali Berisha is expected to be arrested.
— kos_data (@kos_data) December 21, 2023
Amidst smoke flares, the Albanian parliament voted to lift his immunity.
Berisha, who was the first democratic leader of Albania after the fall of communism, faces charges for allegedly using… pic.twitter.com/el80rbbiNn
Esta não é a primeira vez que o Partido Democrata 'incendeia' esta câmara já que, no mês passado, o parlamento teve que interromper um debate quando vários deputados deste partido conservador provocaram um pequeno incêndio ao lançarem tochas incendiárias, numa tentativa de bloquear a aprovação do orçamento para 2024 - momento que também ficou registado.
Leia Também: Oposição albanesa provoca incêndio ao tentar bloquear orçamento
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com