Metsola lamenta que revisão orçamental reduza investimento na saúde
A presidente do Parlamento Europeu lamentou hoje que a revisão do Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia (UE) reduza o financiamento de áreas estratégicas como a saúde, defendendo que em ano de eleições os Estados-membros deviam aumentar o investimento.
© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images
Mundo Roberta Metsola
"O acordo que foi alcançado inclui um aumento modesto no financiamento para a gestão de migrações e para os desastres naturais, mas, na realidade, também retira dinheiro de programas de que os nossos cidadãos dependem e com os quais os Estados-membros concordaram há anos", sustentou Roberta Metsola, em conferência de imprensa, depois de participar na reunião extraordinária do Conselho Europeu, em Bruxelas.
A presidente do Parlamento Europeu referiu que, "com eleições europeias no horizonte", os 27 do bloco comunitário deviam "aumentar e não reduzir o financiamento para a saúde, por exemplo, e na investigação".
A eurodeputada maltesa lembrou que, apesar da aprovação do acordo de revisão do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2024-2027 da UE, o Parlamento Europeu "ainda vai escrutiná-lo" e recordou que a instituição à qual preside "é muito clara nas suas prioridades".
"Precisamos de corresponder às expectativas que criámos", frisou.
Em relação ao acordo hoje alcançado sobre o apoio financeiro de 50 mil milhões de euros à Ucrânia, após um retrocesso da Hungria, a líder da assembleia europeia afirmou tratar-se de "uma boa notícia".
"A Ucrânia é a nossa prioridade e, por isso, precisávamos desse acordo", concluiu Metsola.
Leia Também: Parlamento Europeu galardoado com Prémio da Liberdade da Lituânia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com