Espanha quer proibir fumar dentro do carro na presença de crianças
Plano para reduzir o consumo de tabaco visa proteger os mais pequenos e as pessoas mais vulneráveis dos efeitos nefastos do fumo do tabaco.
© iStock
Mundo Fumar
Mónica García, a nova ministra da Saúde espanhola, já fizera saber que contava endurecer a legislação sobre o tabaco, e sabe-se agora que entre as medidas que vai propor consta a proibição de fumar dentro do carro, caso estejam no seu interior crianças.
O ABC teve acesso ao 'Plano Integral de Prevenção e Controlo do Tabagismo 2024-2027', o qual se compromete a alcançar cinco metas e 22 objetivos, entre eles aumentar o numero de ex-fumadores já em 2025, reduzir em 20% o consumo diário de tabaco entre jovens dos 15 e 24 anos e que se torne gratuito o acesso a tratamentos para deixar de fumar.
O plano propõe também que se altere a legislação para que passe a ser proibido fumar em mais lugares. Neste ponto, o plano propõe insistir na sensibilização para os riscos de se fumar em espaços privados quando se vive com outra pessoa (tanto em casa como no carro, etc.) e, sobretudo, no caso das crianças e das pessoas com problemas de saúde.
Nas linhas de ação que compõem a estratégia, esta "sensibilização" conduz a uma proibição através da "extensão legislativa das zonas livres de fumo (...) em determinados espaços privados, especialmente aqueles onde estão presentes menores".
O plano pretende ainda aumentar os preços do tabaco e rever as sanções em caso de incumprimento das regras impostas.
Leia Também: Nova Zelândia vai mesmo revogar lei que proíbe gerações futuras de fumar
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com