Cooperação na reunião de líderes dos parlamentos chinês e norte-coreano
Os líderes dos órgãos legislativos chinês e norte-coreano reuniram-se hoje, em Pyongyang, para discutir o reforço da cooperação bilateral, informou a imprensa estatal sobre a reunião de mais alto nível entre os dois países desde 2019.
© iStock
Mundo Encontro
Zhao Leji, presidente da Assembleia Popular Nacional da China e considerado o terceiro responsável máximo do Partido Comunista Chinês, chegou à Coreia do Norte na quinta-feira.
Pequim disse anteriormente que o responsável vai permanecer na Coreia do Norte até sábado.
No encontro com o homólogo norte-coreano, Choe Ryong-hae, discutiram-se formas de promover o intercâmbio e a cooperação em todos os domínios, incluindo política, economia e cultura, informou a Agência Central de Notícias da Coreia do Norte (KCNA, na sigla em inglês).
Os dois também trocaram pontos de vista sobre questões regionais e internacionais de interesse mútuo, apontou a mesma fonte, sem dar mais detalhes.
Zhao é um dos sete membros do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês, a cúpula do poder na China, presidida pelo líder chinês, Xi Jinping.
A visita de Zhao à Coreia do Norte marcou o primeiro intercâmbio bilateral com um membro do Comité Permanente do Politburo chinês desde o início da pandemia da covid-19.
Em 2019, os dois países realizaram duas cimeiras entre Xi e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.
Observadores consideram que a Coreia do Norte e a China deverão realizar uma série de intercâmbios este ano para marcar o 75.º aniversário desde o estabelecimento das relações diplomáticas.
A Coreia do Norte tem procurado reforçar a cooperação com Pequim e Moscovo, face ao impasse com os Estados Unidos e a Coreia do Sul, suscitado pelo avanço do programa nuclear norte-coreano.
Kim deslocou-se à Rússia em setembro para uma cimeira com o Presidente russo, Vladimir Putin.
Os Estados Unidos, Coreia do Sul e outros países acusaram a Coreia do Norte de fornecer armas convencionais para a guerra da Rússia na Ucrânia em troca de tecnologias avançadas de armamento e outros apoios.
Leia Também: EUA instam países a dissuadirem Irão de ataques contra Israel
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com