Investigados 200 casos de infeção por norovírus em dois cruzeiros dos EUA
As autoridades indicaram que se tratava de um surto de norovírus e que os passageiros apresentavam sintomas como diarreia, vómitos e dor abdominal.
© iStock
Mundo cruzeiros
O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) norte-americano está a investigar quase 200 casos de infeção por norovírus, detetados apenas em abril, em dois navios cruzeiros - um com origem em Tampa, na Flórida, e o outro em Los Angeles, na Califórnia.
O surto de norovírus no 'Radiance of the Seas' da Royal Caribbean, que partiu de Tampa a 8 de abril, deixou doentes 67 dos 1.993 passageiros que viajaram naquele cruzeiro de 14 dias, além de dois membros da tripulação, segundo referiu o CDC em comunicado, citado pelo La Vanguardia.
Outros 94 passageiros, de um total de 2.532, e 20 tripulantes do navio 'Sapphire Princess', da Princess Cruises, também foram infetados com o vírus durante um cruzeiro que partiu a 5 de abril de Los Angeles e fez escalas no Havai e no Pacífico Sul.
O CDC indicou que o agente patogénico causador de doenças era um surto de norovírus e que os pacientes apresentavam sintomas predominantes de gastroenterite, como diarreia e vómitos.
Em resposta ao surto, as empresas Princess Cruises e Royal Caribbean Cruises "recolheram amostras de fezes de casos de doenças gastrointestinais para testes", isolaram passageiros e tripulantes doentes e "aumentaram os procedimentos de limpeza e desinfeção de acordo com o plano de prevenção e resposta a surtos do navio", referem.
Os efeitos do norovírus geralmente não são graves, mas provoca diarreia, vómitos e dores abdominais. É transmitido de pessoa para pessoa através da ingestão de alimentos ou água contaminados com matéria fecal ou contacto com superfícies infetadas pelo vírus.
Leia Também: Passageiro de cruzeiro sofre ataque cardíaco ao largo de Sines
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com