Reunião diplomática entre Azerbaijão e Arménia agendada para 10 de maio
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Arménia, Ararat Mirzoyan, e do Azerbaijão, Jeyhun Bayramov, vão reunir-se no dia 10 de maio na cidade cazaque de Almaty para tentar fazer avançar o processo de paz entre os dois países.
© Getty Images/Mehmet Emin Menguarslan/Anadolu
Mundo Encontro
"As negociações entre os ministros dos Negócios Estrangeiros da Arménia e do Azerbaijão vão decorrer a 10 de maio, em Almaty", declarou o Ministério dos Negócios Estrangeiros arménio.
O Presidente do Cazaquistão, Kasim Yomart-Tokayev, congratulou-se com a disponibilidade dos representantes de Erevan e Baku para se reunirem em Almaty, a cidade onde foi assinada uma declaração em 1991 que estabeleceu a fronteira das antigas repúblicas soviéticas após o colapso da União Soviética.
"É simbólico que a reunião se realize em Almaty, onde a histórica declaração foi assinada em dezembro de 1991", disse Tokayev.
O anterior encontro entre os chefes das diplomacias dos dois países teve lugar no passado mês de fevereiro, em Berlim.
Esta é a primeira reunião de alto nível diplomático entre representantes de Erevan e de Baku depois de os dois países terem chegado a um acordo no mês passado sobre a delimitação e demarcação das fronteiras, uma questão que encontrava pendente desde o fim da União Soviética.
Leia Também: Arménia e Azerbaijão "mais perto do que nunca" de acordo de paz
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com