Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 22º

Embaixador da Colômbia na Nicarágua acusado de tráfico de droga

O Supremo Tribunal da Colômbia acusou na terça-feira o embaixador colombiano na Nicarágua por tráfico de droga, seis anos depois de ter sido detido no aeroporto de Medellín com cocaína nas malas.

Embaixador da Colômbia na Nicarágua acusado de tráfico de droga
Notícias ao Minuto

06:29 - 28/08/24 por Lusa

Mundo Colômbia

A polícia deste aeroporto no noroeste da Colômbia encontrou um total de 346 gramas de droga na bagagem de Leon Fredy Munoz, referiu a procuradora Marlenne Orjuela Rodriguez, numa audiência na terça-feira perante o Supremo Tribunal da Colômbia.

 

O embaixador afirma que as drogas foram colocadas nas malas sem o seu conhecimento por rivais políticos e na audiência de terça-feira insistiu que "nem sequer sabia da cocaína".

A procuradora pediu uma pena de prisão entre os 9 e 11 anos. O Supremo Tribunal da Colômbia, que aceitou o caso por se tratar de um "alto funcionário", irá tomar a decisão numa outra audiência.

O diplomata colombiano foi libertado poucos dias após a sua detenção, a 31 de maio de 2018.

Desde então, desempenhou funções na câmara baixa do Congresso de 2018 a 2022, antes de ser nomeado embaixador em Manágua logo após a eleição do Presidente colombiano Gustavo Petro, em agosto de 2022.

A acusação do diplomata surge num contexto de turbulência nas relações entre a Colômbia e a Nicarágua.

Na segunda-feira, o Presidente da Nicarágua Daniel Ortega acusou os seus homólogos colombiano e brasileiro de estarem "à mercê" dos países da União Europeia e dos Estados Unidos, ao recusarem reconhecer os resultados das presidenciais na Venezuela, que atribuíram a reeleição ao Presidente Nicolás Maduro, mas que é contestada pela oposição e diversos países da comunidade internacional.

Leia Também: Harry e Meghan deram um pezinho de dança na Colômbia (beijo não faltou)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório