Agricultores japoneses inventam banana com casca comestível
Primeiro foram os abacates sem caroço, agora chegam as bananas para comer com casca.
© D&T Farm
Mundo Invenção
Uma quinta japonesa usou uma nova técnica que faz com que as bananas cresçam com casca mais suave e digestível.
A empresa disse que o método envolve arrefecer lentamente as células de crescimento das bananas até -60ºC antes de as descongelarem.
"O método foi criado através de uma pesquisa conduzida por Setsuzo Tanaka que trabalhou nisto a vida toda como um hobby", explicou um porta-voz da empresa ao The Guardian, acrescentando que a motivação para esta pesquisa se deveu ao facto de ele querer comer uma banana que fosse deliciosa e segura.
O resultado é um fruto conhecido como Mongee bananas, que se traduz em algo como "bananas incríveis". Foram postas à venda numa loja o ano passado em Okayama e os compradores eram aconselhados a esperar que aparecessem pequenas manchas castanhas, como sinal de que as bananas estavam prontas para serem comidas.
Um site japonês experimentou o fruto e disse que a casca era relativamente mais fina comparando com a de uma banana normal, sendo por isso "fácil de comer".
Quem quiser experimentar uma destas bananas tem de esperar um pouco, sendo que têm sido feitas em pequenos cachos e tem também de abrir os cordões à bolsa, cada uma custa cerca de 4,80 euros.
Para já são vendidas apenas no Japão, mas o porta-voz admitiu estarem a considerar exportar o fruto para o estrangeiro.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com