Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º

Mais de mil pessoas no funeral de jovem bombeiro

Mais de mil pessoas participaram hoje no funeral do bombeiro de Carregal do Sal que morreu terça-feira, depois de ter ficado ferido na semana passada num incêndio na Serra do Caramulo, no concelho de Tondela.

Mais de mil pessoas no funeral de jovem bombeiro
Notícias ao Minuto

21:26 - 04/09/13 por Lusa

País Carregal do Sal

O corpo de Bernardo Cardoso, de 18 anos, chegou pouco antes das 17:00 ao Salão da Associação Humanitária dos Bombeiros de Carregal do Sal, onde mais tarde decorreu a cerimónia religiosa, com a presença do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, e do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Soares.

Bombeiros de muitas corporações do distrito de Viseu e de outros pontos do país deslocaram-se ao Carregal do Sal, onde já no último sábado se tinha realizado o funeral da bombeira Cátia Dias, de 21 anos.

Estiveram também presentes colegas de Bernardo Cardoso da Escola Secundária de Carregal do Sal, com camisolas brancas vestidas e rosas da mesma cor nas mãos.

O bispo de Viseu, Ilídio Leandro, que presidiu a cerimónia religiosa, disse que Bernardo Cardoso "cumpriu o seu dever moral e foi até ao extremo nesse cumprimento".

"Nós, os vivos, talvez não tenhamos cumprido bem todo o nosso dever", considerou.

Na opinião de Ilídio Leandro, não basta arranjar meios para combater os incêndios florestais, é preciso "investir na formação pessoal, cívica, ética e moral para que os incêndios, criminosos ou descuidados, não existam", defendeu.

O cortejo fúnebre saiu às 19:30 do quartel dos bombeiros rumo ao cemitério de Currelos. Na frente, um familiar levava nas mãos uma moldura com a fotografia do jovem.

Bernardo Cardoso morreu ao início da noite de terça-feira no Hospital da Prelada, no Porto, onde estava internado desde a passada quinta-feira.

Desta forma, subiu para seis o número de bombeiros que morreram este ano no combate aos incêndios florestais.

O jovem ficou com queimaduras em 55% do corpo no dia em que, no mesmo incêndio (em São Marcos/Muna, na Serra do Caramulo), morreu a bombeira Cátia Dias e um terceiro bombeiro ficou ferido com gravidade.

A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, enviou condolências pelo falecimento de Bernardo Cardoso aos bombeiros, às suas famílias e amigos.

"Bernardo Cardoso, com os seus companheiros de coragem, sofrimento e morte, de entrega inteira, deixa-nos a todos suspensos em apreensão e dor, neste verão maldito onde sempre baterá a nossa memória coletiva", refere, na mensagem.

Assunção Esteves considera que a gratidão "traz um dever de mobilização geral de pessoas e meios, de público e privados, para que um mal assim não volte a acontecer".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório